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5 lições que podemos aprender com uma loja física e aplicar em uma loja virtual

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02/07/2018

As pessoas que vivem na era da internet muitas vezes esquecem o quanto a venda online deve ao varejo tradicional.

Alguns de nós nos acostumamos tanto a comprar produtos sem a necessidade de visitar uma loja “real” que começamos a tratar as lojas convencionais como coisa do passado.

Mas a questão é que, independentemente da rapidez com que o comércio eletrônico cresce, mais de 90% dos gastos dos consumidores ainda estão acontecendo nas lojas físicas. O varejo tradicional continua sendo o principal meio de compra e, de fato, ainda tem muito a oferecer ao mundo das vendas online.

Neste artigo, gostaria de mostrar as estratégias básicas que podem ajudar os negócios online a aumentar suas conversões. Aqui estão as cinco lições que lojas virtuais podem aprender com lojas físicas.

Lição 1: Sempre cumprimente seu cliente

A vantagem de uma loja física sobre uma loja virtual é que o atendimento começa no mesmo momento em que um cliente entra na loja.

Um funcionário pode fornecer informações sobre os produtos, ajudar a escolher o modelo certo e solicitar um produto se ele estiver faltando. Não podemos esquecer que são eles que criam uma incrível experiência de compra e aumentam a fidelidade do cliente.

Por muitos anos, o comércio eletrônico perdeu esses funcionários. Agora, com a evolução dos aplicativos de chat, por exemplo, isso mudou. Um sistema de chat permite iniciar um bate-papo toda vez que você acha que o visitante do seu site precisa de ajuda.

Por exemplo, ao perceber que um cliente está preso em uma determinada página ou produto específico você pode iniciar um bate-papo e ajudar a escolher o produto certo e tirar suas dúvidas. Você também pode configurar uma saudação automática que dá as boas-vindas ao visitante assim que ele entra na sua loja virtual.

Funciona da mesma forma que um atendente em uma loja física e pode ter um impacto significativo nas vendas.

Lição 2: Torne sua loja virtual informativa

A razão pela qual tantos clientes preferem as lojas tradicionais do que às online é que elas permitem que você toque e sinta o produto. Eles podem sentir o peso, medi-lo, verificar se gostam dos tecidos e da cor e decidir se atende às suas necessidades.

Em uma loja online, em muitos casos, eles imaginam vendo uma foto ou vídeo.

Quantas vezes você comprou algo pensando que você obteria um produto de alta qualidade por um bom preço? Ou quantas vezes você tentou fazer uma compra, mas não conseguiu encontrar as informações que estava procurando?

A segunda lição para aprender com as lojas tradicionais é que os clientes exigem muitas informações sobre um produto antes de fazer uma compra. Você precisa ter certeza de que todas as informações estão na descrição do seu produto. A menos que você queira conversar com seus clientes com dúvidas por telefone, chat ou e-mail.

Aqui está um exemplo: vamos dizer que você está vendendo colchões. Para fazer uma compra, seus clientes precisam de informações sobre qual colchão se encaixa no espaço do seu quadro, quais são suas medidas exatas, qual a medida do lençol mais adequado para um colchão específico, se ele é duplo ou simples, etc.

Isso significa que você precisa ter certeza de que, além de boas fotos, a sua loja virtual precisa conter descrições detalhadas de seus produtos para que seus clientes sintam que sabem o que estão comprando.

Lição 3: tomar decisões baseadas em dados

Qualquer loja física não seria lucrativa sem um sistema preciso de rastreamento de vendas. Toda loja tem que saber quantos produtos ainda existem em estoque e quais são os produtos mais populares. Graças a isso, as lojas podem criar promoções, vender mais e ganhar mais.

As lojas tradicionais costumam usar software de PDV que permite rastrear dados e ver relatórios em tempo real do trabalho de seus funcionários, o que os clientes estão comprando e o que torna as vendas mais eficazes.

Começando com ferramentas essenciais, como o Google Analytics, há um monte de outras que todo profissional de marketing deve estar familiarizado. Existem análises de inventário, processamento de pagamentos e aplicativos de otimização de sites, tudo isso para tornar seu negócio mais lucrativo.

Lição 4: criar um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade nasceram no século XVIII como uma maneira de recompensar os clientes por compras repetidas. Os varejistas então concluíram que quanto mais gratidão eles demonstrarem aos seus clientes, mais ansiosos eles estarão em retornar para a loja.

Essa ideia não envelheceu desde então. A maioria das lojas físicas costumam oferecer para seus clientes ofertas de vouchers, cupons e assinaturas de programas de fidelidade. Graças a isso, seus clientes podem aproveitar ofertas e promoções especiais e sua fidelidade aumenta.

O bom é que quase todos os passos que são feitos pelos varejistas tradicionais podem ser replicados online. Você ainda pode alimentar a afeição de seus clientes oferecendo associações ao programa de fidelidade.

Torne a inscrição fácil (peça apenas informações importantes). Promova o programa em vários canais, explique claramente como funciona o sistema de recompensas e acompanhe seu progresso. Graças a isso, você receberá mais clientes.

Lição 5: recomendações personalizadas

Nós todos amamos a magia de um toque pessoal . Adoramos quando entramos em uma loja física e o vendedor já sabe o que costumamos comprar ou o que mais gostamos. A personalização é a magia do varejo do mundo real.

Felizmente, com a evolução do big data, o e-commerce agora também pode ser pessoal com os compradores online. Comece lembrando-se do cliente: coleta de dados e histórico de compras em um CRM. Assim que as empresas acompanham as preferências do cliente e os padrões de compra, elas podem começar a personalizar suas ofertas para que se adaptem ao gosto dos clientes.

Com a abordagem do século XVIII, os varejistas do século XXI ainda podem conquistar os corações de seus clientes.

Vamos aprender com os varejistas tradicionais

O varejo é tão antigo quanto a humanidade. Cerca de 9.000 a.C., as pessoas costumavam trocar bens e serviços por animais domésticos. Como você pode imaginar, mesmo lá, as pessoas tentavam obter o melhor benefício para seus produtos.

Desde então, muita coisa mudou. O dinheiro substituiu outros tipos de moeda e os comerciantes começaram a vender em mercados e depois em lojas físicas. Até 1995, quando a Amazon vendeu seu primeiro livro, o varejo foi redefinido dezenas de vezes.

Agora, o comércio eletrônico é um setor ainda em crescimento. As compras online são uma das atividades mais populares em todo o mundo. Apenas nos EUA, as receitas devem crescer para US $ 4,88 trilhões em 2021.

O canal pode ter mudado, mas a maneira como as pessoas gostam de ser tratadas não mudou. Toda vez que um cliente entra em uma loja, física ou virtual, ele quer ser tratado como um cliente especial, obter todas as informações necessárias para fazer uma compra e receber uma oferta especial.

Desde que você se lembre de sua loja online, ela proporcionará uma experiência tão incrível quanto uma loja física.

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