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Uso de aplicativos de compras sobe 50%, aponta relatório

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09/07/2019

A Liftoff apresenta o Relatório dos Apps Móveis de Compras, seu terceiro estudo anual sobre o mercado de comércio por aplicativos. Feito em parceria com a Adjust, o levantamento mostra que esse será o maior ano do e-commerce de todos os tempos.

O relatório revela as principais tendências de comportamento de compras em dispositivos móveis. Sugere a ascensão do Mobile Window Shopping (observar lojas virtuais como vitrines de lojas físicas) na América Latina, na Ásia-Pacífico e na América do Norte. Além disso, mostra que a América Latina se destaca por ter as maiores taxas de registros em aplicativos de compras — 56% dos usuários que chegam neles se cadastram.

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, 2019 mostra uma maior estabilidade no custo para atrair um usuário para um app de varejo pela primeira vez. Esse valor gira atualmente entre US$ 30 e US$ 45 ao longo do ano. Estes custos para a aquisição de novos usuários caíram um terço se comparados a 2018, enquanto as taxas de instalação para compra dispararam quase 50%. Isso se deve ao fato de os usuários estarem ficando cada vez mais confortáveis com o uso dos dispositivos móveis para comprar. No Brasil, em março de 2019, 61% dos usuários acessaram sites de compras por meio de smartphones, segundo pesquisa do eMarketer.

Outro fato que fica claro com a estabilidade dos custos de atração de novos usuários é: a tradicional “estação de compras” não existe mais, à medida que os usuários de dispositivos móveis consomem produtos o ano todo.

Com um número crescente de gigantes varejistas globais estabelecendo suas próprias datas para promoções sazonais, os usuários não precisam mais do Natal ou Dia das Mães como desculpa para comprar. Agora é mais atrativo fazê-lo o ano todo. “Nossos dados mostram que os consumidores gastam continuamente o ano todo. A tradicional temporada de compras de Natal não é mais decisiva para uma marca como era no passado. Profissionais de marketing podem integrar aplicativos de compras à uma estratégia maior de comunicação. Podem sugerir ofertas exclusivas por meio de aplicativo para atraírem os consumidores a entrarem nas lojas online. Ou ainda ainda oferecer promoções de tempo limitado, a fim de incentivar as compras no aplicativo”, explica o cofundador e CEO da Liftoff, Mark Ellis.

Uma prova da efetividade desta estratégia são os dados apontados pelo Ebit Nielsen. Mostrou, por exemplo, que o e-commerce voltou a crescer, registrando um aumento de 12% em 2018. O Brasil alavancou a média da América Latina, que cresceu 17,9% no ano passado, em comparação com 2017. 58 milhões de usuários realizaram compras online no período analisado. Desses, 10 milhões as realizaram pela primeira vez no período.

Acompanhando esse movimento, a expectativa é que as vendas totais no varejo cheguem aos US$ 2.354 trilhões até 2022, tendo o Brasil como maior mercado na região latina. Em 2017 o país foi responsável por quase um terço das vendas na região, segundo pesquisa do eMarketer.

Em suma, os dados sugerem que vincular campanhas de publicidade móvel a feriados tradicionais é um pouco ultrapassado.

Aplicativos são as novas vitrines do varejo

Embora os usuários instalem e façam cadastro nos apps de varejo com facilidade, o relatório mostra uma queda considerável na etapa posterior mais importante: a de compras. O custo por primeira compra na América Latina é de US$ 26,60, com uma baixa taxa de conversão, de 11,5%. Ou seja, na Região, pouco mais de um décimo das pessoas cadastradas nos aplicativos finaliza uma compra.

A pesquisa da Liftoff também aponta que a região da América do Norte apresenta um comportamento semelhante à América Latina nas transações em aplicativos de compras online. Enquanto o custo pela primeira compra quase dobrou ano a ano, sendo hoje de US$ 58,86, as taxas de compra caíram quase 60%.

A força motriz dessa queda é incerta, mas pode apontar para uma tendência de varejo maior: a volta das lojas físicas tradicionais. Empresas digitais, como a Amazon, estão liderando um movimento em direção a lojas físicas “conectadas”. Ao mesmo tempo, pesquisas mostram que os consumidores da Geração Z preferem procurar ofertas em celulares e concluir a compra na loja.

“O celular está monopolizando as entradas para o comércio eletrônico em todo o mundo. O eMarketer indica que as vendas por smartphones representaram mais de 25% das transações na América Latina em 2018. Sabendo dessas tendências, os profissionais de marketing de varejo podem integrar aplicativos de compras em uma estratégia maior. Devem criar ofertas exclusivas por meio de plataformas para motivar os consumidores a irem às lojas. Ou, por outro lado, oferecer ofertas especiais por um tempo limitado para promover compras online”, comenta Karl Berta, Diretora da Liftoff da América Latina.

Para mais informações sobre marketing de aplicativos de varejo, consulte o relatório completo aqui.

Metodologia

O Relatório de Compras por Aplicativos 2019 foi extraído dos dados internos da Liftoff de 1º de abril de 2018 até 1º de abril de 2019. São 90,9 bilhões de impressões de anúncios (90.932.926.448 para ser exato, quase duas vezes analisadas no ano anterior) em 13,6 milhões de instalações e 3,9 milhões eventos de aplicativos. Especificamente, o relatório rastreia custos e conversões globais, dividindo as principais atividades e tendências de engajamento para comparar o desempenho entre regiões (América do Norte, EMEA e APAC) e perfis de outros países (Japão, EUA e Reino Unido).

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/uso-de-aplicativos-de-compras-sobe-50-porcento/

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